Sobre o Blog

Examinando Pixels é a versão em português do blog Perusing Pixels, um diário fotográfico da jornada da jogadora Twin Pistols através da série de jogos Tomb Raider. Use os links à direita para encontrar um jogo ou fase em particular, ou veja abaixo o último post.

Siga @PerusingPixels no Twitter e/ou curta a página no Facebook para atualizações do blog original e outras coisas relacionadas a Tomb Raider.

Thursday, January 5, 2012

A Voz de Lara: Shelley Blond

[ATUALIZAÇÃO, 14/09/12 – O leitor Lula escreveu para mim, com esta correção para o seguinte post:

“Só queria que você soubesse que você disse em um dos seus blogs (2009) que Shelley Blond fez somente a voz para o primeiro jogo Tomb Raider, e que os outros sons (grunhidos, gemidos, morte, pulos, etc) foram feitos por um membro da equipe. Permita-me lhe corrigir... Ela na verdade fez todos os outros sons também. Meu tio era um dos engenheiros das sessões de gravação no jogo original, e ele confirmou ter trabalhado em uma sessão de 5 horas, e eles usaram a voz dela para tudo. Até mesmo pegaram os sons que ela tinha feito, com permissão dela, e os usaram no 2º e no 3º jogo também. Mas só os sons, nenhum diálogo... Eles pediram para Shelley fazer os próximos jogos também, mas ela não podia...”]

(N.T.: Este post foi originalmente publicado em 2009.)

Shelley Blond foi a primeira mulher a dar voz a Lara Croft. Ela só ficou no cargo por um jogo e, de acordo com um de meus livros (ou a internet, eu não consigo me lembrar), Shelley apenas forneceu o diálogo; os vários grunhidos, gemidos e sons de morte de Lara foram feitos por um membro da equipe.

Apesar de seu papel como Lara ter sido curto, Shelley foi a primeira e, como tal, criou um padrão para as dubladoras de Lara Croft, que... bem, não, na verdade nenhuma regra jamais foi imposta para a voz de Lara, com a exceção de soar um pouco elegante. E Shelley nem sequer administra isso muito bem, tendendo mais a uma mulher suburbana de classe média do que a filha de um lorde, e definitivamente menos chique, se comparada com encarnações mais recentes (Keeley Hawes, estou olhando para você).

Eu pareço bastante grossa aqui, e essa não é minha intenção. Shelley Blond é a minha segunda Lara favorita, das quatro mulheres que deram suas vozes a ela (cinco, se você contar a interpretação de Angelina Jolie para os filmes, que eu não conto). Ela é calorosa e simpática, embora ao mesmo tempo você fique com a impressão de que ela não hesitaria em enfiar uma bala em sua cabeça se você falasse de forma atrevida com ela.

Alguém nos fóruns do site tombraiderchronicles.com disse uma vez que Lara parece ser uma completa sociopata nesse jogo, matando a sangue frio o que quer que ficasse em seu caminho e parecendo não se afetar nem um poucoo quando pessoas ao seu redor morriam. Mas eu penso que isso é somente devido ao fato que a jogabilidade em Tomb Raider contrasta gravemente com a personagem nas cut-scenes; aquela que parece realmente arrependida que os caixotes em seu salão possam lhe incomodar. Ponha as duas juntas e você pode ser perdoado por pensar que Lara tem um transtorno de personalidade.

Aqueles que gostariam de ver como a Lara original se parece terão que achar o primeiro episódio da terceira temporada da série britânica Peep Show, no qual Shelley aparece.

No comments:

Post a Comment