Minhas desculpas. Já faz bastante tempo, não faz? Três anos e meio, se estamos contando. No caso de você não ter lido meus últimos posts ou a minha página no Facebook, eu tive um bebê, e acontece que bebês tomam mais tempo que eu pensei que tomariam.
Eu tentei recomeçar o blog várias vezes, mas graças a problemas de software e screenshots corrompidas, eu caí no primeiro obstáculo. Mas! Eu finalmente completei Aldwych (na terceira vez que joguei) e as screenshots não se dissolveram em trevas, então vamos começar, vamos lá?
Após a sua
tentativa de assassinato por um dos capangas de Sophia Leigh, Lara decide ir
para o subterrâneo em sua jornada para encontrar o Olho de Ísis.
Nós começamos a fase com Lara caindo em direção a
sua morte, a mais nova e radical versão da entrada deslizando.
Uma poça de água convenientemente posicionada
significa que Lara sobrevive à queda e agora se vê em uma entrada improvisada
para a estação de Aldwych.
Acima, na bilheteria, Lara é logo recebida por um
dos funcionários. Uau, que pessoal agradável e atencioso que a Transport for London tem empregado-
- Ah, deixa pra lá, ele colocou fogo em Lara. Você
simplesmente não consegue funcionários hoje em dia.
(Nota: Eu viajei no Metrô de Londres várias vezes e
a maioria dos funcionários que encontrei foram amigáveis e prestativos. Nenhum
deles jamais tentou colocar fogo em mim).
Lara escapa do empregado grosseiro (o matando) e se
dirige até a bilheteria, mas infelizmente, a bilheteria está a) vazia e b)
aparentemente aceitando apenas uma moeda corrente que parou de ser usada em
1971. Sem problemas, talvez haja uma máquina de bilhetes na plataforma.
Todo mundo ama subir e descer as enormes escadas
rolantes do metrô, e Lara não é uma exceção; infelizmente para ela, elas se
tornaram permanentemente imóveis.
Outro empregado aparece e imediatamente começa a
tentar bater em Lara com seu taco com pregos flamejante (cara, a penalidade por
evasão de tarifa se tornou realmente severa!).
Olhando mais de perto, Lara percebe que estes homens
não estão sequer usando um uniforme da Transport
for London. Ou é algum tipo de Dia Sem Uniforme ou eles não deveriam estar
lá de jeito nenhum...
Ao menos o trem é rápido! Ah não, espera, aquilo é
apenas um par de ratos do tamanho de umas drogas de triceratops. Diabos, Lara
pode simplesmente montar neles e ir
para a próxima estação.
(Ela não faz isso, é claro. Ela os mata a sangue
frio, como a grande máquina de extinção de uma mulher só que ela é).
Lara decide correr até a próxima estação. Você nunca
viu um anúncio de serviço público, Lara? Nunca
corra em trilhos de trem! Ou vá a uma fazenda. Ou coloque um tapete em um piso
de madeira laminado recém-encerado.
(Eu já vi muitos anúncios de serviço público
assustadores. Isso me deixou um pouco marcada).
Lara consegue evitar ser atropelada por mais trens e
encontra um caminho até algum tipo de labirinto. “Viva, um labirinto!”, disse
ninguém, nunca.
Vários meses se passam antes que apertar alguma combinação
aleatória de botões finalmente a faça ganhar acesso a um corredor secreto.
O corredor leva a uma sala ornamentada, que contém
uma lua crescente giratória gigante, uma porta barrada por duas espadas...
... E é claro, uma armadilha de espinhos aleatória
escondida, porque o que grita mais “opulência” do que a chance de uma morte
macabra a cada passo em falso?
Não há muito a se fazer na sala extravagante ou no
labirinto do aborrecimento, então Lara se dirige de volta à estação. Em uma
plataforma diferente, ela encontra outro bandido empunhando um taco e seu fiel
cão de caça. É Dia de Trazer Seu Animal ao Trabalho?
Eu não sou nenhuma veterinária, mas aquele cachorro
não parece bem. Quero dizer, além de estar morto.
Eu amo este pequeno Easter Egg. Quando está em cima de uma passarela de passageiros,
Lara ouve um trem passando abaixo. A princípio eu achei que era apenas um
efeito sonoro de ambiente, mas não, acontece mesmo!
Oh, também é Dia de Trazer Seu Filho ao Trabalho!
Que pena.
Lara entra rapidamente em outra área para Empregados
Apenas e encontra um grande poço, no qual ela desce. Não seria uma fase em
Londres sem uma máquina mortal aleatória cuja função original não é clara,
então aqui temos a coisa perfurante giratória da perdição.
Escapando facilmente da coisa giratória, que se move
a uma taxa de um centímetro por século, Lara se vê encarando a armadilha de
fogo mais fácil que ela já encontrou. Sério, o momento que você se move em
direção à segunda plataforma, as chamas param. Não se pode sequer ter uma
chance decente de morrer uma morte horrível em Tomb Raider hoje em dia; a segurança e saúde passaram dos limites,
vou te dizer.
Lara eventualmente vai parar dentro do Depósito
Seguro da Chancery Lane, que é tão
seguro que está enterrado a quilômetros abaixo da terra, onde quase ninguém
consegue chegar.
Lara aproveita a oportunidade para dar uma leve
saqueada, mas os cofres não produzem nenhum tesouro.
Porém, ela encontra uma chave de aparência
extravagante, então não é uma viagem completamente perdida.
Oi Lara! *Acena de volta*.
Em sua jornada para embarcar em um trem, Lara se
depara com ainda outra plataforma, desta vez com medidas mais apropriadas para
impedir aqueles que não pagam o bilhete – a catraca.
De volta a uma das outras plataformas, Lara se
depara com um pêni gigante largado no chão, próximo a uma máquina de venda
automática.
(Eu não tenho certeza se a arte da máquina de venda
é baseada em uma máquina de verdade – Eu dei uma olhada no Google, mas não
encontrei nada).
Viva! É um pêni antigo! É 1d*! O que significa...
Que Lara pode comprar um bilhete de uma das máquinas
anti-sistema decimal! Ao menos, eu suponho que seja uma máquina. Caso contrário
eu me sentiria bem mal pela pessoa designada para aquela cabine.
“Sim Geraldine, eu sei que Aldwych tem estado
desativada há anos e sim, eu sei que
foi invadida por membros de gangue violentos que tacam fogo nas coisas como uma
forma de saudação, mas na chance remota que alguém consiga arromba-la e entrar
nela, e esteja carregando moedas que foram retiradas de circulação há quase
três décadas atrás, e então ela
decida que quer comprar legalmente um bilhete, apesar de ser o tipo de pessoa
que arromba estações de trem abandonadas, então, bem, nós realmente precisamos
que você esteja a postos e pronta para fornecer um excelente atendimento ao
consumidor.”
A máquina (ou Geraldine) joga o bilhete para Lara sem muita fanfarra.
A máquina (ou Geraldine) joga o bilhete para Lara sem muita fanfarra.
Lara não deixa isso incomodá-la – com o espírito
renovado, ela passa pela catraca e segue o seu caminho, descendo outra escada
rolante imóvel e pausando de vez em quando para ler os anúncios.
Eu presumo que estes anúncios sejam todos reproduções
de pôsteres reais do Tube**, mas
infelizmente o único que eu consegui encontrar foi o pôster de ‘He’s Watching You’ (‘Ele Está te
Observando’):
De acordo com a informação neste site, este é um pôster de
propaganda norte-americano da Segunda Guerra Mundial, então exatamente o que
ele está fazendo no Metrô de Londres, eu não tenho certeza. Eu pensei
seriamente que fosse algum tipo de material promocional de Star Wars, antes de pesquisá-lo.
Eu gostaria de saber no que os outros pôsteres foram
baseados, então se você tiver alguma informação, por favor, me avise.
Lara passa por uma porta que aparentemente é impenetrável, mesmo com o arsenal que ela tem, apesar do fato de estar trancada com uma corrente de aparência tão frágil que poderia ser desintegrada com nada mais que uma encarada intensa.
Lara encontra uma nova plataforma e – aleluia! – Toby de
Thomas e Seus Amigos, esperando para
levá-la aonde ela quer ir; mas infelizmente ele está parcialmente preso em um
túnel e é impossível de embarcar.
As esperanças de Lara de fazer amizade com os Damned (numa tradução livre,
“condenados” ou “amaldiçoados”) são reacendidas quando ela consegue se
aproximar de um deles sem que ele imediatamente coloque fog-
- Opa, deixa pra lá.
Lara explora outro túnel, e uma nuvem de morcegos
surge – felizmente não os morcegos irritantes de Tomb Raider I, mas sim morcegos pacíficos que atenciosamente
desaparecem após completarem as suas obrigações atmosféricas.
A plataforma meio que não leva a lugar nenhum, então,
após encontrar uma chave correspondente perto da
coisa-giratória-que-aparentemente-é-uma-broca (obrigada, Stella (pelas duas coisas)!),
Lara consegue abrir a porta de espadas na grande sala extravagante.
Lara encontra um martelo! Hora de esmagar o
patriarcado!
... Ah, espera, é um maço. Hora de esmagar... Hã... Uma corrente
enferrujada, eu acho.
De volta à porta, Lara percebe que o poder estava dentro dela o tempo todo
e simplesmente a abre com uma empurrada. A corrente imediatamente se dissolve
em poeira.
Eu não consigo me recordar bem dos eventos aqui (culpe
o baby brain;
okay, o meu “bebê” está na pré-escola agora, mas eu ainda estou usando o trauma
do parto para me livrar de trabalhos domésticos, então você terá que
simplesmente ir no embalo), mas Lara consegue encontrar um caminho para entrar
no trem Toby que ela viu antes. Um botão convenientemente posicionado
impulsiona o trem ao longo dos trilhos (aparentemente este trem é um protótipo
de trem automatizado).
Tendo finalmente
alcançado o seu destino, Lara ainda não tem ideia de onde está indo, então
decide seguir um membro da gangue aleatório.
Ele a conduz até uma cut-scene, que começa com outra longa queda. Eu me sentiria pior
por Lara se ela não estivesse constantemente se atirando em declives que levam
à escuridão.
Lara reserva um
momento para se recuperar de sua queda e provavelmente refletir sobre as suas
escolhas de vida ruins no que se trata de declives que levam a lugares
desconhecidos.
Ela é abordada
por um membro da gangue que a agarra e a arrasta através da sala.
Embora esta parte pareça nada mais que um passeio
romântico.
Eventualmente o
membro da gangue a joga em frente de um trono improvisado, enquanto Lara
esfrega o seu braço machucado (o braço errado,
devo acrescentar) e o encara.
O homem sentado
no trono (O Líder dos Condenados – ou para dar a
ele o seu título oficial, o Homem Sem Cara)
começa a interrogá-la, presumindo que ela
está procurando por Sophia Leigh. Lara confirma que está e o Homem Sem Cara
conta a ela como ele e seus lacaios tiveram a sua pele corroída por um dos
experimentos fracassados de Sophia para criar Beleza Eterna.
Eles foram todos
jogados em uma calha de eliminação de resíduos, supostamente mortos, mas na
verdade, o oposto era verdade: Apesar de tentativas de suicídio, os pobres
Condenados são de fato imortais.
(Então como é que a Lara consegue matar todos eles,
então? Eles não morreram de verdade? Ou o Homem Sem Cara simplesmente nunca
pensou em tentar uma porcaria de
arma?!)
Todavia, apesar de
estar condenado a viver uma eternidade como um esqueleto, o Homem Sem Cara é
espantosamente sensato. Ele oferece à Lara um acordo; ele irá ajudá-la a
encontrar Sophia em troca de um frasco de líquido de embalsamento do Museu de
História Natural de Londres.
“Por que não vai
você mesmo?”, Lara se pergunta conforme o Homem Sem Cara começa a sair da sala,
supondo que o acordo deles esteja confirmado. Ele conta para ela que existe uma
antiga egípcia lá, que se deu pior que eles nas apostas de imortalidade, e que
ele não aprecia muito qualquer maldição horrível que ela possa colocar nele e
em sua gangue. “Você ficará bem, contudo, bichinho,” ele acrescenta. “Você morre
fácil.”
A voz de Lara está
cheia de sarcasmo. “Valeu.”
E nós terminamos! E em pouquinho mais que duas horas!
(+3,5 anos). A seguir: O Museu de História Natural.
*Nota do tradutor: A abreviatura usada ao se escrever
quantias em pence antigo era d (do
latim denário).
**Nota do tradutor: “Tube” é o nome informal dado ao metrô de Londres, devido aos
corredores das estações deste terem em sua grande maioria um formato tubular.
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