Sobre o Blog

Examinando Pixels é a versão em português do blog Perusing Pixels, um diário fotográfico da jornada da jogadora Twin Pistols através da série de jogos Tomb Raider. Use os links à direita para encontrar um jogo ou fase em particular, ou veja abaixo o último post.

Siga @PerusingPixels no Twitter e/ou curta a página no Facebook para atualizações do blog original e outras coisas relacionadas a Tomb Raider.

Saturday, March 16, 2013

Caves of Kaliya

Após perseguir o cientista louco de aluguel, Tony, por um bom percurso ao longo do rio Ganges, Lara finalmente se depara com sua jangada de fuga, quebrada e inútil no pé de uma cachoeira. Atrás da cachoeira encontra-se a entrada para uma rede de cavernas, a única possível rota de fuga de Tony. Com a elusiva pedra Infada à vista, Lara continua atrás dele…

A fase final da Índia é outra fase curta, embora, sendo uma fase de chefão, isto seja compreensível. E acredite em mim, após vários minutos explorando o labirinto simplório que é a primeira metade desta fase, eu não estou reclamando nem um pouco. Além disso, nós temos um FMV longo e legal no final – mais de 4 minutos! – para compensar. Na verdade, este post é mais do FMV do que da própria fase.



Lara começa na entrada da rede de cavernas na qual Tony desapareceu.



Eu tirei muitas fotos das cavernas, mas seria inútil fazer o upload de todas elas aqui, porque todas elas se parecem com esta aqui, talvez com uma pequena variação na localização da parede, e na posição de Lara.



Após cerca de 10 minutos correndo, se rastejando e ocasionalmente pegando flares, Lara caiu em um buraco cheio de cobras furiosas, o que, na minha mente confusa, por causa do labirinto, pareceu ser uma coisa boa.



Avançando, Lara encontrou um túnel rochoso com uma ladeira íngreme, a versão de Tomb Raider de uma mudança de cenário. Eu dei um lacrimoso adeus para aquele medi-pack que me esqueci de pegar, e deixei a ladeira nos levar para longe…



… E nos jogar bem no meio do esconderijo de Tony, onde ele mesmo está esperando Lara, com os braços abertos, e bolas de fogo gigantes na extremidade daqueles braços abertos.



Tony fica tão contente em ver Lara, que demonstra imediatamente um de seus poderes, dado pela pedra Infada: aquecimento central extremo. 



Completo com uma coreografia.



Contudo, as coisas ficam um pouco quentes (e ao chamar atenção para esse terrível trocadilho, eu o deixo infinitamente melhor), e logo balas e bolas de fogo estão sendo trocadas.



Finalmente, Lara sai vitoriosa, e Tony explode (porque se tornar mau geralmente significa sacrificar a chance de deixar um cadáver com aparência normal), deixando o artefato Infada para Lara reivindicar.



E esse é o fim da fase, e da nossa aventura na Índia. 



Com o artefato Infada finalmente seguro, Lara começa sua longa jornada de volta, para fora da selva.



Porém, ao chegar à margem do Ganges, um grito distante chama a atenção de Lara. Um pequeno barco aparece, e rapidamente para ao seu lado, para permitir que a mulher cansada embarque.

Eu queria poder fazer isso com o meu rosto, mas infelizmente as minhas sobrancelhas não são independentes uma da outra.



Lara decide arriscar, e sobe a bordo da pequena embarcação. Ela é saudada por Dr. Willard, o cientista escocês visto pela última vez na Antártica. Ele está impressionado com o modo que Lara neutralizou Tony, e a oferece o trabalho de procurar outros três artefatos similares àquele que ela acabou de adquirir.



Lara está desconfiada de Willard, questionando seus motivos e seu conhecimento das relíquias. Ele demonstra seu interesse, usando um pequeno escâner para mostrar que o artefato é feito de um tipo único de meteorito.



Willard então apresenta à Lara o diário de Stephen Barr, um marinheiro do século 19 que originalmente descobriu os artefatos na Antártica. Lara lê…



Stephen Barr, marinheiro no HMS Beagle, se cansou de seu tempo no mar, seguindo “aquelas ideias blasfemas do patrão, [Charles] Darwin”.

Aqui nós vemos Stephen exibindo uma das duas expressões faciais que ele possui, perplexidade com a boca fechada.



Almejando aventura e carne “rica em sangue”, Stephen reúne alguns indivíduos que pensam como ele e, tomando controle de um bote salva-vidas, eles partem para a Antártica próxima.



Pegadas de animais os conduzem a uma caverna próxima, e os homens aventuram-se dentro dela, com esperanças de matar e comer o que quer que tenha deixado as pegadas…



A busca deles por comida se prova infrutífera, mas os homens não ficam muito desapontados, encontrando ao invés disso algumas pedras talhadas de aparência cara.



Entretanto, a celebração é rapidamente interrompida, quando uma enorme criatura semelhante a um lobo surge, e tenta comer um membro do grupo (Paul).

E Stephen nos entretém com uma demonstração de sua outra expressão facial, perplexidade boquiaberta (com tons sutis de náusea). 



Os outros correm para a saída, e Stephen faz o seu melhor para acompanhá-los, ao mesmo tempo em que ajuda Paul, que está ferido. Mas a ponte de gelo que eles atravessam desmorona com o peso deles, fazendo os dois homens deslizarem para as profundezas da caverna…



Eles finalmente explodem para fora da caverna, e de volta à luz do sol, mas Paul perde sua vida no processo. Os homens restantes o enterram, cada um deles jurando nunca contar a razão verdadeira de sua morte. 



Com seu apetite devidamente aguçado por este conto de morte horrível e deslizamento sobre coisas, Lara passa o livro de volta a Willard, que conta a ela os lugares que ela precisaria visitar; Nevada, o Pacífico Sul e Londres. Lara sorri. “Parece bom para mim.”

Sunday, March 3, 2013

The River Ganges

Com a imagem dos cadáveres dos colegas exploradores Randy e Rory, mutilados e levitando, ainda fresca em sua mente, Lara Croft deixa as ruínas do templo, exploradas completamente, ainda sem o Artefato Infada pelo qual ela está procurando. Se deparando com o campista maluco, Tony, visto pela última vez correndo para dentro da selva e gargalhando, Lara nota que ele teve um pouquinho mais de sorte do que ela; incrustado em seu peito está a pedra Infada. Uma batalha entre os dois se segue, a qual, graças aos novos poderes sobrenaturais de Tony, termina com Lara quase sendo esmagada por um pilar, e observando, impotente, conforme Tony conduz sua jangada rio abaixo e longe de vista. Levantando-se, ela se prepara para ir atrás dele a pé, antes de avistar uma melhor opção: um quadriciclo.

Ah, O Rio Ganges. Rios violentos, cachoeiras estrondosas, folhagens exuberantes e criaturas exóticas; tudo isto, e mais, pode ser avistado brevemente, conforme você passa voando em um quadriciclo. Eu estou avisando, esta fase é curta. Levou mais tempo para eu escrever essa pequena sinopse aí em cima, que para terminá-la, e eu não sou exatamente uma pessoa que faz speedruns. Eu meio que queria ter ido atrás dos segredos, só para ter algo pra fazer.

Bem, seguindo com a análise. Não desça a página muito rápido, porque você passar direto por ela:



Um começo bem melhor que o da última fase; nenhuma cobra à vista, e o incrível quadriciclo estacionado bem ao alcance dos olhos.



Contras: Nenhuma arma embutida. Prós: Não se parece com isto.



Wheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!……



……eeeeeeeeeeeeeeeeee… ai merda… RÉ RÉ RÉ RÉ RÉ R-



Não faz mal, Lara sempre pode sequestrar uma águia e atirar naquele ladrão louco de pedra Infada por cima. Não que a águia pareça muito contente com a sua súbita promoção. 



“Pelo menos ela não está me chutando na cara…”



O trajeto do quadriciclo/ave incomodada por fim acaba quando o rio dá lugar a uma pequena cachoeira.



A jangada de Tony jaz, quebrada, no pé da cascata, mas ele mesmo desapareceu, junto com o artefato de Lara.  



Só tem um caminho pelo qual ele pode ter ido. Lara parte atrás dele…



… O QUÊ?!



20 minutos e um segredo?



Eu pensei que tinha conseguido, de alguma forma, pular um pedaço enorme da fase, então eu pesquisei e não, a verdade é que existem duas maneiras de se chegar ao final, e eu sem querer escolhi o caminho (ligeiramente) mais fácil. Então eu comecei de novo, escolhendo ir para a direita, ao invés da esquerda, desta vez: 



Lara logo é confrontada por uma porta fechada, forçando-a a descer do quadriciclo, e efetivamente trabalhar um pouco.



Existe um monte de macacos neste lado da fase, mas a maior parte deles faz o melhor que pode para evitar um confronto, desde se esconder atrás de arbustos, até se render completamente…



Não que isso lhes faça algum bem. É de Lara Croft que nós estamos falando.



Lara encontra as duas chaves necessárias para abrir o portão bem facilmente, e pode continuar a sua jornada. 



Não leva muito tempo até estarmos de volta à cachoeira com a jangada quebrada…



E nós terminamos (de novo)! Desta vez, em mais respeitáveis 30 minutos (embora sem nenhum segredo, mas eu acho que todos nós podemos aceitar o fato que eu não sou uma pessoa que pega segredos).



Acorde, Lara! Mais uma fase, e nós estamos fora deste lugar…