Sobre o Blog

Examinando Pixels é a versão em português do blog Perusing Pixels, um diário fotográfico da jornada da jogadora Twin Pistols através da série de jogos Tomb Raider. Use os links à direita para encontrar um jogo ou fase em particular, ou veja abaixo o último post.

Siga @PerusingPixels no Twitter e/ou curta a página no Facebook para atualizações do blog original e outras coisas relacionadas a Tomb Raider.

Saturday, November 24, 2012

Jungle


É hora de Tomb Raider III, e você sabe que está prestes a começar uma jornada divertida quando esta é a tela principal do jogo. Lara Croft calmamente segurando uma pistola, coisas queimando ao fundo, um meteoro caindo em direção à Terra, enquanto o planeta Marte (?) observa; isto faz os dois primeiros Tomb Raiders parecerem chás no domingo com Winston. 


É claro, a tela faz mais sentido dentro de um contexto, e é por isso que nós temos a oportunidade de assistir este FMV que introduz a história, antes de chegar ao menu principal:


Em algum lugar do espaço, um meteoro / batata é visto, rodopiando propositalmente ao longo de seu curso em direção à Terra, pegando fogo na atmosfera, ao se aproximar. Finalmente, ele se choca; animais selvagens pré-históricos se dispersam, e crocodilos indiferentes observam enquanto a área próxima é engolida por uma tempestade de fogo.



As cenas de devastação desaparecem lentamente, e nós vemos o lugar com sua aparência atual. Era a Antártica o tempo todo! Parece que ela esfriou um pouquinho, então (ha! ha!).



O espectador é introduzido a Willard, visto aqui fingindo ser um avião (isto já foi feito, Willard). Willard é o relutante líder de uma equipe de aparentes imbecis, instalados em algum lugar no meio deste deserto de neve. Ele passa aproximadamente 95% de seu tempo em cena queixando-se e/ou parecendo irritado. Ele é como um Alister Fletcher escocês. 



Willard é arrastado para ir olhar algumas grandes cabeças de pedra, similares em aparência ao Moai da Ilha de Páscoa (e este é o meu fato obrigatório aprendido neste jogo Tomb Raider). Um dos idiotas desastrados quase os manda pelo ar; felizmente, ele falha. Aonde Willard conseguiu essa equipe? Larson e Pierre dirigem uma agência de empregos agora? 



Embora não consiga destruir as cabeças de pedra, a explosão desenterra esta lápide mal feita, de um pobre rapaz chamado Paul Caulfield. Em todo caso, a descoberta parece animar Willard. 
O FMV acaba, e nós somos jogados na tela principal mencionada acima. Citando Lara (de novo), agora é hora da nossa terceira aventura…



A primeira parada é a Selva Indiana, introduzida aqui nesta agradável tela de carregamento, apresentando algumas das coisas que você pode esperar encontrar (pântanos, templos, macacos com uma aparência excessivamente nobre…). Eu fico feliz por eles finalmente terem começado a incluir estas telas tanto na versão de PC quanto na de console, é bem mais interessante  do que olhar uma tela em branco.



Nossa habitual tela de começo da fase. Não é o melhor ângulo de câmera para se começar…



Ah, bem melhor. Lara desfruta a visão elevada da selva que se espalha à frente dela. Nenhum lugar para ir, a não ser em frente e para baixo. 



Ela pode simplesmente deslizar declive abaixo até a base (tomando cuidado para pular sobre o singular fosso de espinhos), ou ela pode explorar um pouquinho no caminho. Este macaco está sentado em cima de uma árvore caída, presa entre os lados do cânion estreito. 



Os macacos não atacam Lara se ela os deixar em paz, mas basta uma bala na direção deles, e eles vão para cima dela como uma… Bem, este daqui parece uma criança pequena importunando sua mãe por causa de doces, mas você pegou a ideia. 



Na base do declive, nós encontramos este macaco correndo por ali. Tão logo ele vê Lara, ele agarra um medi-pack próximo e foge com ele. Eu sei que você não deve atirar nos macacos, mas eles estão mesmo forçando a barra…



Okay, Lara: a) você está na direção errada, e b) isto não é um cavalo. 



Vê aquelas escadas de pedra lá longe? Aquele é o fim da fase. Então por que não simplesmente caminhar até lá…



Não, a selva tem outras ideias, isto é, morte quase instantânea neste pântano traiçoeiro disfarçado de chão sólido. Eu consigo empatizar com Lara, por ter uma vez pisado numa poça d’água disfarçada de pedra, embora aquilo tenha resultado em constrangimento e um pé molhado ao invés de, você sabe, afogamento. Ainda assim, é praticamente a mesma coisa.



Quando eu tinha dez anos, eu costumava passar um monte de tempo (possivelmente horas) pulando através do dossel de folhas que separa a maior parte da fase do céu acima. Aqui está uma screenshot deste lugar. Não é exatamente como eu me lembro, mas ei, eu era uma criança fácil de impressionar.



O único inimigo verdadeiro nesta fase é o tigre, que evidentemente ainda está procurando por uma extinção.



Eu já mencionei quão bonita esta fase é? Não é algo pelo qual eu me lembrava da fase, então foi uma surpresa agradável. Eu quase coloquei esta imagem como meu papel de parede, até encontrar algo superior (ver abaixo).



Eu esqueci por um momento em que jogo estava, e decidi que seria uma boa ideia mergulhar em um buraco escuro no chão. Você consegue adivinhar que coisa espinhosa, e drenadora de saúde aconteceu a seguir.



Eu peço perdão a aqueles ofendidos pela visão de polígonos com formato de tigre mortos, mas dá uma olhada naquele efeito incrível de sangue n’água. Sério, este jogo foi feito há 14 anos, e eu ainda estou impressionada.     



E olha esta escada! É uma escada de verdade, não apenas pintada em uma parede!



No topo da escada espreita-se um macaco com uma chave na sua boca. Está ficando cada vez mais difícil não matar esses bastardos atrevidos. 



Vamos descontar nossas frustrações em um último tigre.



Fabuloso. Bem mais do que aquele leopardo-das-neves no Alasca… 



A luta até a morte entre mulher e besta de alguma maneira se transforma em um concurso de agilidade, com ambos os concorrentes demonstrando sua técnica de pular e agarrar.



Lara se lembra para que ela veio aqui, e mata o candidato a tigre saqueador de tumbas. Então ela vagueia para dentro de um pântano, porque aparentemente isto não é mais uma má ideia.


A tela escurece e… Uma cut-scene? Primeiro um FMV, agora isto. Não é surpresa alguma que eu levei tanto tempo para escrever este post. 


Conforme Lara se aprofunda na selva, ela se depara com um acampamento. Está silêncio lá, com a exceção do som de Willard, colericamente chamando alguém chamado Tony, uma ligação quase inaudível através de um rádio com chiado.



Com uma explosão final de estática, o rádio pára, incitando um satisfeito “ya-hoo!” de dentro de uma das barracas. Lara endereça o barulho com um “Olá?” bastante apreensivo, e é recompensada com a aparição de Tony, um homem que parece que deveria estar andando por aí com uma prancha de surfe embaixo de seu braço. 




Uma breve conversa acontece, na qual nós aprendemos que Tony está com a loucura da selva, Lara está procurando algo chamado Artefato Infada (que se encontra em um templo próximo), e que uma dupla de infelizes chamados Randy e Rory também estava acampando aqui, antes de saírem vagando, e serem mortos por um deslizamento de terra. (A equipe toda provavelmente é outra cortesia da Larson e Pierre Contratação e Treinamento Ltda.; contrate um par de bandidos com nomes atraentes, e leve um surfista mentalmente instável de graça!) Nós também aprendemos que Lara fica bastante irritada se você chamar algo de Vodu, quando este algo não é.  

A propósito, a última foto é o fundo de tela da minha área de trabalho, porque existe melhor motivação que Lara com os braços cruzados, lançando um olhar de desaprovação para você? Atualize seu blog mais regularmente, ela parece estar dizendo. Comece a encomendar os presentes de Natal. Faça algo com o seu diploma. Este não é o seu terceiro uísque, e você não tem que trabalhar amanhã? Ei Lara, pelo menos eu não sou pessoalmente responsável pelo declínio dos tigres de bengala. Sua vadia julgadora. 

Hã, seguindo em frente…



Tony anuncia que está indo embora, e diz a Lara que ela irá morrer se não fizer o mesmo. Lara fica nesta posição desconfortável enquanto Tony foge, e salta de um barranco próximo.



Eu já teria ficado com cãibra a esta altura.



Lara abandona sua pose desajeitada, e volta a  lançar um olhar de desaprovação, observando o lugar onde Tony desapareceu por mais alguns segundos, antes de virar e seguir em uma direção diferente.



Seis segredos? Seis?! Parece que nós iremos baixar outro save-game para a fase bônus…


E assim termina uma primeira fase bonita, agradável, e relativamente inofensiva. Mas Lara não deveria ficar muito complacente; tigres e macacos não são as únicas criaturas à espreita na selva…