Sobre o Blog

Examinando Pixels é a versão em português do blog Perusing Pixels, um diário fotográfico da jornada da jogadora Twin Pistols através da série de jogos Tomb Raider. Use os links à direita para encontrar um jogo ou fase em particular, ou veja abaixo o último post.

Siga @PerusingPixels no Twitter e/ou curta a página no Facebook para atualizações do blog original e outras coisas relacionadas a Tomb Raider.

Wednesday, March 28, 2012

Temple of Xian

Fossos-de-espinhos. Deslizamentos. Aranhas (Gigantes). Tudo isso e, em seguida, mais outras centenas de milhares de baldes cheios disso podem ser encontrados em Temple of Xian, uma fase envolvendo a exploração do templo do título e seus arredores. A fase continua onde a sua predecessora em questão locacional, The Great Wall, parou, aleatoriamente jogando Lara no meio de longas séries de paredes-de-espinhos, espinhos rolantes, sacos de espinhos oscilantes e qualquer outra coisa que possa ter um espinho grudado nela.

Qualquer momento raro em que Lara não esteja sendo empalada em algum instrumento mortal macabro pode ser passado admirando-se os arredores, que são, em sua grande maioria, totalmente deslumbrantes; cachoeiras enormes, murais intricados, e luminárias com temática de dragão são apenas algumas das muitas coisas encantadoras que você pode deslumbrar ao correr (ou deslizar), gritando, e fugindo de uma aranha gigante, incrustada com espinhos, que provavelmente também atiraria espinhos em você, se pudesse chegar perto o suficiente.

Lara finalmente abriu a entrada para o Templo de Xian, dentro do qual repousa a cobiçada Adaga de Xian.



Não contente com a velha história de “começar na frente de um corredor escuro”, Temple of Xian faz melhor, e simplesmente te joga direto no meio do corredor escuro. Que está em frente a um corredor iluminado. Estamos realmente indo de encontro ao paradigma aqui.



Esta é a última porta vislumbrada em The Great Wall. Sim, levou treze fases para nós conseguirmos atravessá-la.



Esta sala é totalmente o oposto daquela sala sem textura de Temple of The Cat. Evidentemente, eles substituíram aquele artista por um entusiasta “velocista de mouse”.



Aí está ela, finalmente! A Adaga de Xian! E pensar que, no começo da primeira fase, nós estávamos há menos de 1,0 km dela e agora, finalmente, ela está a nosso alcance...



É claro, nada é tão fácil assim, e os antigos donos do artefato o protegeram bem contra qualquer um tonto o suficiente para pensar que ele pode simplesmente chegar e pegá-lo. O piso ao redor da adaga cede e Lara se vê deslizando uma cachoeira abaixo (provavelmente sendo perseguida por um rochedo, eu não me lembro). Para compensar, o jogo me deu a oportunidade de executar um daqueles mergulhos com um ângulo de câmera incrível, então isto não foi de todo mal.



Após um breve período nadando, Lara se depara com o Templo de Xian.



Farta de paredes e blocos, Lara encontrou um tigre (que possui a habilidade de aparatar) para abraçar, mas o tigre não parece muito entusiasmado com a ideia. Isto vai te servir de lição por ter fugido daqueles bonecos de neve fofos, Lara.



Esta imagem evita qualquer apelo erótico e evoca diretamente o aspecto amedrontador da coisa.

Legenda alternativa: Hahaha, PEITOS.



Eu espero que você consiga ver com clareza o que está acontecendo aqui. Basicamente, Lara está chutando uma águia na cara.



Ainda confiante com a incrível façanha da foto acima, Lara pausa para dar um mergulho em uma coisa vermelha altamente corrosiva e inflamável, e, de alguma forma, sai ilesa.



Então ela simplesmente salta casualmente em um fosso de espinhos sem sofrer o mínimo arranhão. Eu acho que esta habilidade recém-adquirida de trapacear as leis da física compensa o fato de que 90% desta fase é afiada e pontuda.



O interior do templo abriga uma coleção de estátuas em tamanho natural de guerreiros (que poderiam ser um Exército de Terracota, sobre o qual eu acabei de aprender neste minuto (TR continua a ensinar!)), alguns dos quais possuem uma semelhança incrível com Sir Ian McKellen.



Okay, talvez o filho meio-chinês/meio-inglês de Ian McKellen.



Eu não estava exagerando sobre a quantidade de armadilhas com espinhos nessa fase. Até mesmo a prosaica “morte por paredes que se fecham” teve que ser aprimorada com alguns deles.



Eu nunca mais quis descer em um fosso escuro (bem, desde a última fase).



“Claro, ela provavelmente morrerá devido a uma contusão, ou se afogará em um ácido altamente tóxico, mas nenhuma destas mortes possui a habilidade de perfurar o corpo, como nós, os projetistas do templo, aparentemente desejamos.”



Os arredores de Lara a inspiram a começar a cantar. “As tumbas estão vivas… com o som de múltiplas oportunidades para uma morte lenta e dolorosa…”

Não seria incrível se houvesse um musical de Tomb Raider? Eu voluntariaria alegremente os meus serviços como letrista.



Esta também foi por pouco. Na verdade, não foi tão por pouco, ela morreu.



Esta é a parte da fase que eu temia; a entrada da infame “caverna das aranhas”. A última vez que eu joguei esta fase (com 15 anos), eu tive que ter minha mãe sentada próxima a mim enquanto eu passava por esta caverna, então, desta vez, eu esperei o meu marido chegar em casa antes de me aventurar dentro dela. Eu o chamei na sala para ficar de guarda enquanto dei meus primeiros passos experimentais dentro do buraco escuro, apenas para dispensá-lo 30 segundos depois, quando percebi que não estava exatamente tremendo de medo. Aparentemente, eu era um pouco banana quando tinha 15 anos.



Pra ser justa, aranhas gigantes são bastante assustadoras, se você não está esperando elas pularem do nada em cima de você.



*Arrepios* Porque elas não simplesmente explodem, como as pequenas?



Este cérebro gigante e brilhante, suspenso no meio no meio da sala, era na verdade o ninho do qual todas essas aranhas estavam saindo. Desta vez que eu joguei, eu acho que isso me assustou mais que as aranhas.



Esta pose está menos para ioga extremo e mais para breakdance suicida.


Finalmente, Lara consegue subir de volta aonde ela começou a fase, apenas para descobrir que Marco pegou a adaga para si mesmo, e agora, está aparentemente organizando sua própria performance musical.


“Eu acredito em uma coisa chamada amor… [alguma coisa em uma voz muito alta e ininteligível]...”



Isto faz Ozzy Osbourne arrancando a cabeça daquele morcego com uma mordida parecer algo bastante tonto, hein?



Nenhuma performance está completa sem um pouco de crowd-surfing.

Marco Bartoli crava a Adaga de Xian em seu próprio peito, aparentemente se matando. O seu corpo cai para trás, nos braços expectantes de seus capangas, que o carregam ao longo de (mais) um corredor escuro.



Todas as coisas pertubadoras que Lara experenciou, e isto ela acha chocante?



Obviamente, Lara não consegue ver outras pessoas indo pra cá e pra lá em corredores escuros, sem querer ter um pouco deste tipo de ação para si mesma.



Humpf.

Saturday, March 3, 2012

Ice Palace

Ice Palace é a última fase do quarteto tibetano de Tomb Raider II - sim, foram somente quatro fases, Barkhang Monastery não conta como nove - e, comparada a outras fases conclusivas, esta daqui foi uma despedida bastante decente. Ela é bonita, desafiadora e tem até mesmo uma “luta” com um chefão (embora “luta” não seja o termo exato).

Lara continua sua busca pelo Talion, o artefato extremamente importante que ninguém se incomodou em contar que nós estávamos procurando, até a fase anterior.



O começo. Em um corredor. Preciso dizer mais?



Quando você está construindo um complexo que irá abrigar um artefato crucial para a obtenção de um item com o poder de destruição global, portas que podem ser abertas ao se tocar um sino provavelmente não são o método de segurança mais eficiente que você poderia escolher. Por outro lado, elas são bem mais divertidas do que aquela velha coisa de chave-na-fechadura.



Eu não sei que tipo de balas estas Uzis carregam, mas, aparentemente, são balas grandes demais para conseguirem passar pelos vãos de 30 centímetros entre estas barras, e Lara não tem outra escolha a não ser observar estes ietis enjaulados andando espalhafatosamente, alternando períodos gritando com períodos parecendo furiosos.



Entretanto, este é um lugar ótimo para se matar os ietis; dois andares acima, e parcialmente obscurecido por uma passarela.



De qualquer maneira, queixas à parte, esta seção da fase é lar para os incríveis trampolins, que lançam Lara a vários metros no ar sempre que ela pisa neles. A ausência de uma faixa de áudio de Lara gritando ‘Yahooooooo!’, ao ser impulsionada em direção ao teto, foi apenas um descuido, eu tenho certeza.



Geralmente, é uma boa ideia tentar aterrissar em alguma coisa, ao ser impulsionado no ar, do contrário Lara tende a quebrar seu pescoço ao cair de volta no chão. Estranhamente, o trampolim não lança o corpo dela imediatamente de volta ao espaço, como uma espécie de trampolim macabro, embora ela ainda deva pesar o mesmo que pesava quando estava viva. Atribua isso aos monges construírem um trampolim inteligente, que respeita os mortos.



Com o leopardo-das-neves aparentemente exterminado, agora é o tigre-das-neves que está procurando uma extinção.



Outra sala escura, completa com ietis e fossos de espinhos.



Não acredita como ela era escura? Esta é uma screenshot de quando o meu flare apagou. Eu passei os quatro segundos seguintes apertando o botão pra acender outro flare e chorando silenciosamente, aterrorizada.



Ei, veja, é a fase anterior! Eu adoro quando jogos fazem isto.



Embora seja uma solução legal e inusitada, isto parece ser um esforço grande demais pra derreter um pouco de gelo. Quero dizer, por favor né, nós temos um lança-granadas.



Deixando o método ridículo e demorado de lado, vale totalmente a pena colocar nossas mãos nesta.... colher de pau?



Ah, claro que não, é um martelo de gongos. Derrr.



Este ieti só quer um abraço, mas Lara realmente não gosta de ter seu espaço pessoal invadido.



Ela também não está nem um pouco interessada em fazer amizade com um grupo inteiro de amistosos bonecos de neve rolantes.



:(



Felizmente, este foi um abismo escuro no qual eu não tive que me aventurar; eu sei disso, eu chequei.



Aqui está o gongo que necessita um martelo de gongos. Ele possui uma pintura do Monstro da Lagoa Negra, com uma cabeça de gaivota e um tutu de balé. Qualquer que seja a religião que este símbolo faça parte, eu não estou me convertendo a ela.



Eu achei que esta coisa aqui fosse uma garrafa térmica muito chique, mas não, ela é na verdade o tão procurado Talion. Graças a Deus, demorou bem menos tempo pra achá-lo do que o Seraph.



Infelizmente, o Talion vem com o seu próprio guardião, que, felizmente, não é a mesma criatura do gongo. Ou é? Alguma coisa na maneira que esses quadris se mexem sugere que balé não é uma forma de arte totalmente desconhecida para esta besta. Ainda assim, eu diria que ele/ela se parece mais com um cruzamento de gorila + papagaio + cavaleiro, do que qualquer outra coisa. De qualquer modo, ele foi obviamente gerado nos cantos mais profundos do inferno, e precisa voltar para lá o mais cedo possível.



Isto não é um problema muito grande, já que o Guardião não consegue voar nem escalar, e você pode atirar nele de cima de qualquer monte de neve particularmente alto.



Uma vez que você matou o Guardião (ou corrigiu um erro terrível da natureza, em minha opinião), a fase chega abruptamente ao seu fim. Porém, não vá embora ainda, porque é hora do FMV super-incrível!

Lara abandona as catacumbas e prossegue de volta ao mundo exterior, onde ela imediatamente se depara com um acampamento cheio de cultistas.



Não sorria Lara. Nunca, nunca sorria.



Alguém que guarda as chaves do carro no quebra-sol merece tudo que acontece com ele. 

Lara rouba um veículo e foge, mas infelizmente acorda os assassinos adormecidos, e eles começam a persegui-la.



Vá em frente, continue atirando. Tenho certeza que você vai acertá-la, ela só está há 1,5 km de distância. 



Lara consegue usar uma espingarda e manobrar um jipe ao mesmo tempo; no entanto ela não consegue atirar entre as barras de uma jaula de madeira. Você precisa parar de perder as aulas de orientações básicas para as coisas, Lara.



Um dos caras que querem atacar a Lara é o.... Agente 47? (N.T.: Agente 47 é o protagonista da série de jogos Hitman, também produzida pela Eidos).

Tendo finalmente matado/se livrado de seus perseguidores, Lara retorna a China, onde ela começou sua aventura.



Eu não entendo muito de geografia, então darei a Core Design o benefício da dúvida e acreditarei que você consegue dirigir do Tibete a China, no espaço de uma noite. 

... Na verdade, após uma busca, eu vi que o Tibete está localizado dentro da China. Mais ou menos. Eu acho que deve existir algum debate em relação a isso. Você pode ter certeza que eu não estão pondo as labels destes posts como “China” e “Tibete” devido totalmente a ignorância, e não a convicções políticas.



Ah, é aquela porta da fase The Great Wall de novo, desta vez sem o cara morto.

Lara insere o Talion na porta que encontrou durante sua breve visita a China, e ela se abre em resposta, revelando uma passagem escura. Deixando a luz do dia para trás, Lara entra.



Ugh, eu tenho mesmo?